SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONHECENDO OS ANIMAIS
Professora Guejane Emília Flauzino
OBJETIVO GERAL
Inserir as crianças no mundo da leitura
significativa proporcionando situações diversificadas de leitura e escrita, na
busca de sanar dificuldades encontradas no cotidiano escolar nas diversas áreas
de conhecimento.
Objetivos específicos:
- Avançar sobre o funcionamento do sistema de escrita e aquisição da leitura;
- Despertar o gosto pela leitura, através do habito de ler, ouvir, cantar, interpretar...
- Possibilitar a linguagem oral;
- Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
- Refletir sobre a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver a escrita através da prática de leitura;
- Fazer parte de situações de leitura e escrita, mesmo que ainda não saiba ler e escrever convencionalmente
- Fazer leituras de imagens;
- Ter acesso aos diversos tipos de textos;
- Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;
- Diferenciar os aspectos positivos e negativos da convivência com animais na vida doméstica;
- Conhecer características comuns e diferentes entre animais;
- Conhecer animais ferozes e dóceis;
- Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção, valorização);
- Diferenciar os aspectos positivos e negativos da convivência com animais na vida doméstica;
- Conhecer características comuns e diferentes entre animais;
- Desenvolver nos alunos a curiosidade, a relação
com as formas e o desenho.
- Utilizar-se das impressões digitais para
expressar-se artisticamente e criativamente, relendo histórias, músicas ou
temas propostos.
- Promover momentos de prazer em meio a brincadeira
(lúdico), estimular a criatividade e auxiliar seu desenvolvimento motor.
Recursos:
- Livros de histórias;
- Materiais para confecção de um livro de
história;
- Alfabeto móvel;
- Cartazes;
- Recursos áudio visuais;
- Caixa surpresa com um animal (tartaruga);
- Materiais como: caderno, lápis, lápis de
cor, tinta, tesoura, cola e livros.
Livros:
- O ovo Milton Célio de Oliveira Filho
- Animais e opostos Sebastião Ranchetti
- Bichionário Nílson José Machado
- Canteiro músicas para brincar Margareth Darezzo
Momentos planejados
1º momento
Dispor
as crianças em roda e realizar a roda da conversa, explicar aos alunos que
aprenderão durante algumas aulas diferenças e semelhanças que existem entre os
animais.
Ler o livro O OVO de
Milton Célio de Oliveira Filho, interromper a leitura na página 21.
De
repente veio a vontade de romper a casca e colocar a cara para fora...
Ploc! Ploc! Ploc!
De
quem seria o ovo?
O
final da história ficará para o 2º momento.
Pedir
para os alunos que separem através de um BANCO DE PALAVRAS o nome dos animais
que nascem através de ovos e que nascem da barriga da mãe. (Atividade 1 em anexo)
2º momento: Retomada da leitura do livro O OVO
Retomar o nome dos animais na lista de
palavras dos animais que nascem através de ovos e discutir: De quem seria o
ovo?
Escolher na lista de palavras o nome do
animal que acredita ser o dono do ovo e escrever utilizando o alfabeto móvel,
em seguida pedir para contar o número de letras e separar a palavra em sílaba.
Depois que os alunos realizaram suas
hipóteses, a resposta estava dentro de uma caixa surpresa (tartaruga).
Após explorar as características da
tartaruga, realizar a escrita de uma FICHA TÉCNICA DO BICHO.
3º momento:
Listar os ingredientes necessários para
fazer uma omelete.
Depois de ouvir a música OS OVOS DA
GALINHA do livro Canteiros músicas para brincar, solicitar que a criança diga
onde está escrita determinada palavra reconhecer as rimas nas estrofes da
música.
Seguir
as instruções para realizar a receita de uma omelete.
Explorar as características desse
gênero de texto “receita”.
Pedir
aos alunos para observar a última sílaba da palavra OMELETE , escrever o nome
dos desenhos que terminam com a mesma sílaba.
4º
momento:
Fazer a leitura do
livro ANIMAIS E OPOSTOS do autor Sebastião Ranchetti observando comportamentos, formas e cores.
Comparar as diferenças entre os animais identificando tamanho (grande/pequeno,
alto/baixo, comprido/curto), movimento (lento/veloz) e hábitos
(solitários/sociável).
Após a realização da leitura do livro
fazer algumas atividades sobre as características dos animais.
Dominó dos animais.
5º
momento
Leitura
dos poemas de A a Z do livro BICHIONÁRIO do autor Nílson José Machado.
Durante
a leitura enfatizar o som da letra inicial e sílabas do nome dos animais.
Explorar
as rimas de cada poema.
6º momento
Como
produto final confeccionar um livro de história “O mistério
do Ovo “ utilizando as digitais para ilustrar os animais.
amei!!!!
ResponderExcluirParabéns a Professora que realizou este trabalho tão rico e cheio de significados.
ResponderExcluirExcelente , todas as situações reais de escrita e leitura.
Que lindo! Obrigada por compartilhar seu trabalho conosco.
ResponderExcluirQue lindo! Obrigada por compartilhar seu trabalho conosco.
ResponderExcluirLindo trabalho amei!
ResponderExcluirParabéns, sua sequência didática está ótima.
ResponderExcluirparabéns, gostei muito dessa sequência didática
ResponderExcluirParabéns, vou me inspirar!!!
ResponderExcluirParabéns! Sua sequência didática está ótima!
ResponderExcluir