quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sequência Didática Conhecendo os animais



SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONHECENDO OS ANIMAIS

 Professora Guejane Emília Flauzino

OBJETIVO GERAL

Inserir as crianças no mundo da leitura significativa proporcionando situações diversificadas de leitura e escrita, na busca de sanar dificuldades encontradas no cotidiano escolar nas diversas áreas de conhecimento. 


Objetivos específicos:

- Avançar sobre o funcionamento do sistema de escrita e aquisição da leitura;

- Despertar o gosto pela leitura, através do habito de ler, ouvir, cantar, interpretar...

- Possibilitar a linguagem oral;

- Desenvolver o raciocínio e a criatividade;

- Refletir sobre a linguagem oral e escrita;

- Desenvolver a escrita através da prática de leitura;

 - Fazer parte de situações de leitura e escrita, mesmo que ainda não saiba ler e      escrever convencionalmente 

  - Fazer leituras de imagens;

- Ter acesso aos diversos tipos de textos;

- Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;

- Diferenciar os aspectos positivos e negativos da convivência com animais na vida doméstica;

- Conhecer características comuns e diferentes entre animais;

- Conhecer animais ferozes e dóceis;

- Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção, valorização);

- Diferenciar os aspectos positivos e negativos da convivência com animais na vida doméstica;

- Conhecer características comuns e diferentes entre animais;

- Desenvolver nos alunos a curiosidade, a relação com as formas e o desenho.
- Utilizar-se das impressões digitais para expressar-se artisticamente e criativamente, relendo histórias, músicas ou temas propostos.

- Promover momentos de prazer em meio a brincadeira (lúdico), estimular a criatividade e auxiliar seu desenvolvimento motor. 



Recursos:

- Livros de histórias;

- Materiais para confecção de um livro de história;

- Alfabeto móvel;

- Cartazes;

- Recursos áudio visuais;

- Caixa surpresa com um animal (tartaruga);

- Materiais como: caderno, lápis, lápis de cor, tinta, tesoura, cola e livros.

Livros:

- O ovo Milton Célio de Oliveira Filho


- Animais e opostos Sebastião Ranchetti


- Bichionário Nílson José Machado


- Canteiro músicas para brincar  Margareth Darezzo



Momentos planejados

1º momento

Dispor as crianças em roda e realizar a roda da conversa, explicar aos alunos que aprenderão durante algumas aulas diferenças e semelhanças que existem entre os animais.
Ler o livro O OVO de Milton Célio de Oliveira Filho, interromper a leitura na página 21.
       De repente veio a vontade de romper a casca e colocar a cara para fora...
      Ploc! Ploc! Ploc!
      De quem seria o ovo?
O final da história ficará para o 2º momento.
Pedir para os alunos que separem através de um BANCO DE PALAVRAS o nome dos animais que nascem através de ovos e que nascem da barriga da mãe. (Atividade 1 em anexo)

2º momento: Retomada da leitura do livro O OVO
        Retomar o nome dos animais na lista de palavras dos animais que nascem através de ovos e discutir: De quem seria o ovo?
         Escolher na lista de palavras o nome do animal que acredita ser o dono do ovo e escrever utilizando o alfabeto móvel, em seguida pedir para contar o número de letras e separar a palavra em sílaba.
         Depois que os alunos realizaram suas hipóteses, a resposta estava dentro de uma caixa surpresa (tartaruga).
         Após explorar as características da tartaruga, realizar a escrita de uma FICHA TÉCNICA DO BICHO.



3º momento:
         Listar os ingredientes necessários para fazer uma omelete.
         Depois de ouvir a música OS OVOS DA GALINHA do livro Canteiros músicas para brincar, solicitar que a criança diga onde está escrita determinada palavra reconhecer as rimas nas estrofes da música.
Seguir as instruções para realizar a receita de uma omelete.
         Explorar as características desse gênero de texto “receita”.
         Pedir aos alunos para observar a última sílaba da palavra OMELETE , escrever o nome dos desenhos que terminam com a mesma sílaba.




 

4º momento:
         Fazer a leitura do livro ANIMAIS E OPOSTOS do autor Sebastião Ranchetti  observando comportamentos, formas e cores. Comparar as diferenças entre os animais identificando tamanho (grande/pequeno, alto/baixo, comprido/curto), movimento (lento/veloz) e hábitos (solitários/sociável).
         Após a realização da leitura do livro fazer algumas atividades sobre as características dos animais.

          Dominó dos animais.

 
 
 



5º momento
         Leitura dos poemas de A a  Z  do livro BICHIONÁRIO  do autor Nílson José Machado.
         Durante a leitura enfatizar o som da letra inicial e sílabas do nome dos animais.
         Explorar as rimas de cada poema.
         Propor um JOGO DA MEMÓRIA com alguns animais encontrados no
livro.



 


6º momento
         Como produto final confeccionar um livro de história “O mistério do Ovo “ utilizando as digitais para ilustrar os animais.
         Retomar a escrita de alguns animais.


 

9 comentários:

  1. Parabéns a Professora que realizou este trabalho tão rico e cheio de significados.
    Excelente , todas as situações reais de escrita e leitura.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Obrigada por compartilhar seu trabalho conosco.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Obrigada por compartilhar seu trabalho conosco.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, sua sequência didática está ótima.

    ResponderExcluir
  5. parabéns, gostei muito dessa sequência didática

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Sua sequência didática está ótima!

    ResponderExcluir